![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNJOBXjm2iUUIRmpWKiXDDejfAxU3Hq1-ILvpFNp2taIyAwFQh_5sKM7bdyljQsWk0fwHwCUymHgbxLOdCHsydSayi4DzZf94-0LFUjBumHTBczO3eaG_1boEc2yEYQArKuMAnLyd29zI0/s320/IMAGEM+ROSANA.bmp)
Rosana Cristina da Cunha
possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1994) , especialização em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1997) e mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2004) . Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais.
possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1994) , especialização em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1997) e mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2004) . Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais.
Pedagogia de Projetos e Projetos pedagógicos: aproximações
HERNÁNDEZ, Fernando. Os Projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola (II). In: Presença Pedagógica (21). Belo Horizonte, 1998.
CUNHA Rosana Cristina da. O Jornal Escolar: Instrumento para a Formação Crítica e Cidadã. Revista Intercâmbio, volume XVII: 496-514, 2008. São Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275x.
O texto de Fernando Hernandez, educador escolar que defende a reorganização do currículo escolar em projetos, contém noções de ensino/aprendizagem e da própria idéia de projetos que encontram eco no texto de Rosana Cristina Cunha.
a) No que se refere às concepções de ensino aprendizagem, Hernandez traz a idéia de ensino/aprendizagem feitos com interesse e paixão, e não apenas pelo desenvolvimento racional num modelo cartesiano. Não seria a outro processo que se refere Cunha, ao assumir a “pedagogia crítica” como eixo de orientação da formulação, desenvolvimento e interpretação da experiência pedagógica de construção de um jornal escolar. Para a autora, a aprendizagem deve ser tomada sob um “ponto de vista holístico que abrange também a emoção, a imaginação e a intuição, entre outros aspectos” (Cunha, p. 499). Nas palavras de Hernandez seria uma aprendizagem global ou compreensiva;
b) Ainda na perspectiva do ensino/aprendizagem, os dois autores concordam também que, nas palavras de Cunha, o conhecimento deve ser baseado “em práticas sociais e no seu contexto material” de onde surgem os problemas e questionamentos sobre a cultura, as questões ideológicas, as negociações, e suas dimensões políticas. Hernandez chama a atenção para essas questões quando enuncia a possibilidade de reconstrução, recriação de “atitudes” numa “pedagogia de projetos” que parte de temas-problemas específicos e questionam os regimes de verdade em que o próprio papel do professor deve ser repensado.
c) No que se refere à importância do projeto para a concretização dessa pedagogia crítica, para Cunha, ou pedagogia da compreensão, nos termos de Hernandez, os dois autores também concordam que esta é uma estratégia muito importante já que possibilita uma dinâmica e oportunidades de construção do conhecimento como poucas outras estratégias de ensino aprendizagem.No caso do jornal escolar, por exemplo, este se constitui como espaço privilegiado da prática social crítica e educativa, complexa e que possibilita, nas palavras de Hernandez, estabelecer o como e os por quês da investigação em grupo, tornando ainda possível sua publicização.
Além de ser um instrumento de formação crítica, mobiliza a escola e envolve os profissionais dentro da Instituição Escolar. Sua opinião em contraposição com os autores enriquece nossos trabalhos. Coordenação Educavida.
ResponderExcluir