terça-feira, 28 de abril de 2009

Escolha a melhor charge!

Veja abaixo as melhores charges feitas com o tema FILOSOFIA, pelo alunos do 1º Ano do Ensino Médio (Turma D). Estas foram escolhidas entre as mais de 150 charges feitas pelos alunos no dia 24 de abril de 2009. Foi uma chuva de criatividade! Agora pedimos a ajuda de todos para votar na enquete, qual é a melhor charge (das finalistas) que será publicada no Notícias da Hora, versão on-line e impressa)! Participe da votação e confira os trabalhos! (veja a enquete ao lado!)
Charge 9: Getúlio dos Reis Gonçalves de Andrade (1º D) (Clique na imagem para ver maior!)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Escolha a melhor charge!

Veja abaixo as melhores charges feitas com o tema FILOSOFIA, pelo alunos do 1º Ano do Ensino Médio (Turma A). Estas foram escolhidas entre as mais de 150 charges feitas pelos alunos no dia 24 de abril de 2009. Foi uma chuva de criatividade! Agora pedimos a ajuda de todos para votar na enquete, qual é a melhor charge (das finalistas) que será publicada no Notícias da Hora, versão on-line e impressa)! Participe da votação e confira os trabalhos! (veja a enquete ao lado!)

Charge 7: Felipe Augusto Campos Andrade (1º A) (clique na imagem para ampliar)


Charge 8 - Karla kethleen Sales Alvarenga (1º A) (clique na imagem para ampliar)

Escolha a melhor charge!

Veja abaixo as melhores charges feitas com o tema FILOSOFIA, pelo alunos do 1º Ano do Ensino Médio (Turma B). Estas foram escolhidas entre as mais de 150 charges feitas pelos alunos no dia 24 de abril de 2009. Foi uma chuva de criatividade! Agora pedimos a ajuda de todos para votar na enquete, qual é a melhor charge (das finalistas) que será publicada no Notícias da Hora, versão on-line e impressa)! Participe da votação e confira os trabalhos!


Charge 5: Eduardo Humberto Machado (1º C): (Clique na charge para ver maior!)


Charge 6: Ana Letícia dos Reis (1º B) (Clique na charge para aumentar!)

Escolha a melhor charge!

Veja abaixo as melhores charges feitas com o tema FILOSOFIA, pelo alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Estas foram escolhidas entre as mais de 150 charges feitas pelos alunos no dia 24 de abril de 2009. Foi uma chuva de criatividade! Agora pedimos a ajuda de todos para votar na enquete, qual é a melhor charge (das finalistas) que será publicada no Notícias da Hora, versão on-line e impressa)! Participe da votação e confira os trabalhos!



Charge 1: Douglas Luiz Campos (1º E)

Charge 2: Carla Alessandra Ferreira da Silva (1º E)




Charge 3: Eitor de Faria (1º E) (Clique na imagem para ampliar!)



quarta-feira, 8 de abril de 2009

Questões módulo II - GDP

Texto de SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura.


Resposta - Questão 4:

No cotidiano escolar, podem ser identificadas várias práticas de leitura [novas e nem tão novas] convivendo e exercendo seu papel de comunicação e produção de formas culturais. Poderíamos considerar desde as escritas não autorizadas pela escola, como as pichações nos banheiros, paredes, nas carteiras, até às escritas autorizadas e exercitadas como parte do currículo. Ainda existem as práticas de escritas não normatizadas pela escola, que na perspectiva de Magda Soares, inspirada em Levy, seriam novas práticas, como a escrita digital, que de desenvolve num novo espaço, cibernético, com novas relações entre autor e leitor, novas formas de organização do texto. Identificar essas novas práticas, que o aluno já utiliza para compreender e representar o mundo não é o único procedimento urgente à escola. È o primeiro passo para se incorporar essas novas práticas – e seu desenvolvimento – no currículo escolar para que, diante dessa novas práticas sejam também desenvolvidas novas formas de competência crítica.

O projeto do Grupo Educavida tem como um de seus principais objetivos tornar os professores capazes não apenas de identificar e lidar com essas novas práticas (que os alunos já dominam muito mais que os professores) mas também colocar em discussão suas dimensões éticas, econômicas, sociais, cognitivas. Discussão sobre direitos autorais, responsabilidade social, para que os alunos possam refletir sobre as mudanças que essas novas praticas demandam. Isso será feito não apenas inserindo o professor nesse novo espaço da escrita e nessa nova organização do hipertexto, das múltiplas possibilidades de escrita, organização e de leitura, além dos novos alcances e das possibilidades de autoria.